Oral (Tema Livre)
217-1 | Diferenças e semelhanças no processo de instauração da disciplina de Sociologia no Ensino Médio nos países Brasil e México. | Autores: | Elsa Cuevas Mera1 1 FUNDAJ - Fundação Joaquim Nabuco |
Resumo: O trabalho comparará de forma descritiva a situação do ensino da disciplina de sociologia no nível médio entre Brasil e México, com o intuito de descobrir elementos que determinam o principal problema nesse âmbito em cada um dos países.
A análise comparativo entre dois casos homogêneos (“economias emergentes”, ser latino-americanos, se achar “em desenvolvimento”) envolverá a revisão do processo histórico da instauração do ensino da disciplina de sociologia no nível médio, a contextualização do sistema educativo, a busca de semelhanças e/o diferenças nas normativas federais, nos conteúdos, e a apresentação de dados quantitativos de aspectos educativos como nível acadêmico do docente ou desempenho do aluno; isso todo com referência ao ensino da sociologia no nível médio nos dos países, Brasil e México.
Pretende-se descrever os principais problemas educativos e as limitações nestes dois países, e realizar um balance que determine os aspectos chave para entender e gerar novos conhecimentos ou temas para discutir visando melhorar o estado do ensino de sociologia. Palavras-chave: Estudo comparativo, América Latina, Políticas Públicas |