Oral (Tema Livre)
218-1 | Estudo sobre a Efetividade da Formação de Professores de Ciências Sociais na UFRN e Prática docente no Ensino Médio | Autores: | Karla Danielle da Silva Souza2 2 UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Resumo: A presente proposta de trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A referida pesquisa teve duração de dois anos (2015-2017) e contou com a colaboração de professores de Sociologia da Rede Estadual de ensino do Rio Grande do Norte. Com esse trabalho pretendemos apresentar aspectos da formação de professores de Sociologia no Ensino Médio a partir dos elementos constituintes dos espaços de formação, das concepções sobre ensino, currículo e dos modelos que organizam o pensamento na sociedade e, principalmente, no âmbito acadêmico. Buscamos refletir a respeito de fatores culturais ligados aos processos de formação no Ensino Superior, especificamente, nas licenciaturas. O objetivo dessa proposta é sinalizar considerações sobre a efetividade da formação em Ciências Sociais da UFRN a partir da prática docente no Ensino Médio. Como referencial, utilizamos documentos oficiais sobre o Ensino Médio e fontes teóricas como Almeida (2012), Candido (2006), Chevallard (1988), Fernandes (1975, 1995, 2004), Foucault (1975), Freire (1987), Liedke Filho (2005), Lima (2014), Menezes (2009), Mignolo (2008a, 2008b), Moraes (2011), Moreira e Candau (2008), Morin (2013a, 2013b), Oliveira (2015), Santos (2008), e Tardif (2002). Compreendemos que há um modelo predominante no Ensino Superior que secundariza a licenciatura e que se apresenta como barreira no ensino e na aprendizagem. Palavras-chave: Formação Inicial, Licenciatura, Efetividade, Ensino de Sociologia, Ensino Médio |