Poster (Painel)
221-1 | O PIBID enquanto ferramenta de auxílio na formação docente: Uma possibilidade de ampliação na construção do conhecimento. | Autores: | Camila De Paris1, Rubia Samanta da Silva1, Clóvis Schmitt Souza1 1 UFFS-CAMPUS ERECHIM - Universidade Federal da Fronteira Sul |
Resumo: O presente trabalho aborda a relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID, como ferramenta metodológica e didática de auxílio na formação docente. Dessa forma, o objetivo proposto visou apontar as contribuições que o programa proporciona na formação do licenciando, através da iniciação docente refletida nas ações realizadas dentro das escolas. Como ponto de partida da pesquisa, procurou- se, situar o contexto de surgimento do programa, enquanto uma política pública criada como proposta de aperfeiçoamento da formação profissional de futuros professores da rede pública de ensino. Para tanto, realizou- se uma análise do planejamento das ações relacionadas à prática de ensino, efetuadas pelo subprojeto PIBID- Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul, na escola Érico Veríssimo de Erechim/ RS, como oficinas e intervenções. Foram efetuadas também, entrevistas com os bolsistas pioneiros do projeto, que já haviam adquirido a formação, e encontravam- se em exercício da profissão. O PIBID caracteriza- se enquanto uma ferramenta de auxílio na formação docente, por evidenciar aptidões e técnicas essenciais á prática docente. Nas ações proporcionadas por ele, se articulam os saberes acadêmicos com os saberes escolares, expressados nas vivências cotidianas, refletindo em uma ampliação da aprendizagem para além do que propõem as disciplinas do curso de formação, de forma, a permitir uma projeção na construção do conhecimento. Palavras-chave: Formação Docente, Prática de Ensino, PIBID Ciências Sociais |