Oral (Tema Livre)
222-1 | O teatro como experiência: um estudo sobre teatro enquanto prática pedagógica a partir do caso das Ciências Sociais/UFSC
| Autores: | Gabriela Hoffmann1 1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina |
Resumo: Tendo em vista as problemáticas acerca do ensino de Sociologia tanto no ensino médio como superior, um dos debates necessários a este cenário está na atenção às práticas pedagógicas. Tanto o currículo como as linguagens que imperam nesse campo, confrontados pela complexidade de compreensão das relações sociais e políticas, sofrem, muitas vezes, pela dificuldade que professores e estudantes apresentam ao tratar e receber seus conteúdos. Assim, o fio condutor da pesquisa foi o interesse no aprimoramento dessas relações percebidas não pelo contraste de suas formas, mas pela invisibilidade de outras estéticas pedagógicas nessa área. A proposta do trabalho buscou enfatizar a relação entre conceitos de teoria política e os recursos didáticos por meio da experiência/sensibilização estética e artística proporcionadas pelo teatro, composto na atividade construída entre professores e estudantes no curso de Ciências Sociais da Universidade de Santa Catarina, em 2010. A atividade proposta foi a realização da peça de Nicolau Maquiavel, A Mandrágora, autor que fazia parte dos conteúdos abordados na disciplina de Teoria Política I. Com isso, a partir das experiências extraídas do grupo focal realizado com estes estudantes, pode-se discutir e ressaltar a potência proporcionada pela interdisciplinaridade entre as Ciências Sociais e as Artes, sobretudo o teatro didático e pensá-las como possibilidade para as práticas pedagógicas no ensino médio.
Palavras-chave: experiência, teatro didático, interdisciplinaridade, práticas pedagógicas |