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ENESEB 2017
Resumo: 225-1

Oral (Tema Livre)


225-1

GÊNERO E RELAÇOES DE PODER NO IFBA: O PROJETO DE INCENTIVO À APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA DE AMPLIAÇÃO AO DEBATE

Autores:
CELINA ROSA DOS SANTOS1, VALÉRIA SOARES MARTINS1
1 IFBA - Instituto Federal da Bahia

Resumo:
No contexto das questões que envolvem gênero e sexualidade, o presente trabalho é resultado do estudo e levantamento de dados sobre a participação de mulheres em cargos de poder dentro dos IFBA’s (Institutos Federais da Bahia). Tal trabalho foi possível graças ao Projeto de Incentivo à Aprendizagem – PINA e do PIBID de Sociologia da Universidade Estadual de Santa Cruz. Ambos os projetos – PINA e PIBID – se constituíram enquanto eficazes estratégias para ampliação do debate sobre gênero e sexualidade na instituição. Tendo como aporte teórico CAMACHO (1997), FOUCAULT (1979), LOURO (1997), SCOTT (1990), foi realizada uma pesquisa documental, – através da coleta de dados dos servidores e estrutura dos cargos de poder dentro do instituto, fornecidos através do setor de recursos humanos do instituto e dos dados disponíveis através dos sites de cada instituto, Evidenciou-se, a partir da pesquisa, a existência de desigualdade de gênero dentro desta instituição, devido à parca participação feminina em cargos de poder e de chefia, em contraste com uma presença um pouco mais acentuada em setores de ensino.

Palavras-chave:
 Gênero, poder, desigualdade, pina