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ENESEB 2017
Resumo: 226-1

Oral (Tema Livre)


226-1

Simulação de Eleições como Estratégia de Ensino da Disciplina de Sociologia no Ensino Médio

Autores:
Marcela de Andrade Rufato1, Nicolau Dela Bandera2
1 UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas, 2 USP - Universidade de São Paulo

Resumo:
O trabalho tem como objetivo principal relatar a experiência de simulação de eleições realizada pelos autores em 2010, quando eram professores de Sociologia numa escola de Ensino Médio da prefeitura da cidade de São Paulo. O tema “política” compunha o planejamento da disciplina para as turmas de 2º e 3º anos. Para além da discussão do conceito de “política”, previa-se a problematização histórica da ideia de Estado, das formas e sistemas de governo e das instituições políticas da república moderna. Aproveitando o contexto de eleições presidenciais, realizamos uma simulação de eleições com as turmas de 2º ano. A partir da pesquisa dos programas de governo dos candidatos presidenciais, as/os estudantes criaram a identidade de seus próprios partidos, formularam suas próprias plataformas políticas e realizaram campanhas eleitorais. Os resultados dessa experiência foram significativos: os/as estudantes perceberam a importância dos partidos e do debate político na consolidação da democracia, bem como aprenderam sobre as responsabilidades distintas de cada nível de governo (federal, estadual e municipal) nas políticas públicas e como identificar os programas dos partidos no contínuo político esquerda-direita. Essa experiência permitiu contextualizar os conhecimentos da Ciência Política abordados na disciplina de Sociologia, bem como superar a centralidade das aulas expositivas como estratégia de ensino da disciplina.

Palavras-chave:
 Estratégia de Ensino, Eleições, Partidos Políticos, Simulação