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ENESEB 2017
Resumo: 227-1

Oral (Tema Livre)


227-1

Formação de professores e identidade docente no curso de licenciatura em Ciências Sociais da UFFS - Campus Erechim/RS

Autores:
Luís Fernando Santos Corrêa da Silva1, Terezinha Lourenço1
1 UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo:
Este estudo aborda as percepções dos estudantes do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim, em relação à docência, bem como se insere no debate teórico sobre formação de professores e identidade docente. O curso de licenciatura em Ciências Sociais da UFFS/Campus Erechim é fruto do recente processo de expansão e de interiorização do ensino superior, sendo o único em todo norte do RS. Fonte de permanente atenção do Estado, a formação de professores tem sido objeto de pesquisas na academia. Dentre os temas analisados, destaca-se a construção do professor como profissional da educação. Autores como António Nóvoa defendem que a formação docente precisa ser entendida como um devir, que inicia na universidade, passa pela formação continuada e se consolida em conexão com os saberes da experiência adquiridos na prática profissional, colocando em evidência um permanente movimento de (re)construção da identidade profissional. Em termos metodológicos, optou-se pela realização de uma pesquisa de survey, mediante o uso de questionário auto-aplicável. Mesmo avaliando positivamente a qualidade do curso no que concerne à formação geral e para a docência, menos da metade dos estudantes informaram que pretendem ingressar na carreira docente ao final da graduação. Isto permite supor que a maioria dos estudantes constrói uma identificação transitória em relação à docência durante o processo de formação.

Palavras-chave:
 Docência em Sociologia, Formação de professores, Identidade profissional