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ENESEB 2017
Resumo: 234-1

Poster (Painel)


234-1

Os jogos lúdicos no ensino de sociologia no ensino médio: experiências do PIBID Ciências Sociais nas abordagens sobre comunicação e política.

Autores:
Vinícius Oliveira de Melo1, Isabela Augustonelli1, Maria Paula Alvarenga1, Elias Evangelista Gomes1
1 UNIFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS

Resumo:
A dimensão metodológica no ensino de sociologia na educação básica permanece como um dos mais importantes desafios para a área de conhecimento. Este trabalho busca discutir os usos dos jogos lúdicos nas abordagens acerca da comunicação política no Brasil. Trata-se de uma experiência realizada no interior do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Tem por objetivo relatar e discutir as experiências com os usos de um jogo lúdico, que facilitou a introdução do tema “comunicação política” na disciplina de sociologia no ensino médio, com vistas a fortalecer a construção da democracia e da cidadania, por meio da análise crítica sobre as campanhas eleitorais. A atividade consistiu em relacionar a frase em destaque (mote/slogan de campanha) com a imagem da/o candidata/o dona/o do mote. Em um segundo momento, relacionou-se o autor de uma frase que realizou campanha negativa. Foi construído um jogo com pratos de festa em formato de pirulitos. O jogo foi aplicado na escola e em uma importante praça da cidade com a população não estudante. Foi realizada uma avaliação e readequações. Após ser testado com estudantes do ensino médio, docentes da educação básica e do ensino superior e a população, constata-se que o jogo obteve boa recepção e possibilitou a ampliação das discussões sobre os conteúdos teóricos, relacionados à comunicação política, podendo ser adaptado para outras temáticas, conceitos e teorias.

Palavras-chave:
 Comunicação Política, Ciência Política, Jogos Lúdicos