Oral (Tema Livre)
235-2 | Cidade e Sociologia: teorias e problemáticas aplicadas ao Ensino Médio
Propor uma perspectiva sociológica sobre a cidade, levando a disciplina para fora da sala de aula. | Autores: | Marcelo Araujo1 1 CPII - Colégio Pedro II, 2 CPII - Colégio Pedro II |
Resumo: Objetivo propor a aplicação da perspectiva conceitual e temática da Sociologia e da Antropologia às questões que envolvem a cidade, levando-as para fora da sala de aula (no caso dos docentes ou daqueles que desejam ingressar na carreira). Busca, para além disso, incentivar iniciativas coletivas relacionadas à pesquisa e à produção de interpretações, possibilitando, com isso, a ampliação dos debates pertinentes à realidade dos alunos e aos seus interesses coletivos.
Como justificativa, considerando os currículos do Ensino Médio preconizados pelos diversos planos estaduais de ensino, a oficina visa oferecer, de forma apropriada a este nível, debates sobre conceitos clássicos como poder, política e movimentos sociais, exclusão, criminalidade, segregação e desigualdades sociais, de modo a potencializar as sugestões para o trabalho pedagógico em sala de aula.
Como estratégia metodológica, a oficina se utilizará da exposição oral, exibição de pequenos vídeos, extratos de literatura socioantropológica e músicas com temáticas pertinentes.
O público-alvo da oficina serão os professores de Sociologia do Ensino Básico (especialmente do Ensino Médio), graduandos em licenciatura e licenciados em Sociologia e Ciências Sociais. O número máximo de participantes esperados é de 25 (vinte e cinco) e os recursos necessários são um aparelho de datashow e programa Windows com softwares que trabalhe com imagem (qualquer um). Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Cidade, Exclusão, segregação e desigualdades, Movimentos sociais, Política |