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ENESEB 2017
Resumo: 235-2

Oral (Tema Livre)


235-2

Cidade e Sociologia: teorias e problemáticas aplicadas ao Ensino Médio Propor uma perspectiva sociológica sobre a cidade, levando a disciplina para fora da sala de aula.

Autores:
Marcelo Araujo1
1 CPII - Colégio Pedro II, 2 CPII - Colégio Pedro II

Resumo:
Objetivo propor a aplicação da perspectiva conceitual e temática da Sociologia e da Antropologia às questões que envolvem a cidade, levando-as para fora da sala de aula (no caso dos docentes ou daqueles que desejam ingressar na carreira). Busca, para além disso, incentivar iniciativas coletivas relacionadas à pesquisa e à produção de interpretações, possibilitando, com isso, a ampliação dos debates pertinentes à realidade dos alunos e aos seus interesses coletivos. Como justificativa, considerando os currículos do Ensino Médio preconizados pelos diversos planos estaduais de ensino, a oficina visa oferecer, de forma apropriada a este nível, debates sobre conceitos clássicos como poder, política e movimentos sociais, exclusão, criminalidade, segregação e desigualdades sociais, de modo a potencializar as sugestões para o trabalho pedagógico em sala de aula. Como estratégia metodológica, a oficina se utilizará da exposição oral, exibição de pequenos vídeos, extratos de literatura socioantropológica e músicas com temáticas pertinentes. O público-alvo da oficina serão os professores de Sociologia do Ensino Básico (especialmente do Ensino Médio), graduandos em licenciatura e licenciados em Sociologia e Ciências Sociais. O número máximo de participantes esperados é de 25 (vinte e cinco) e os recursos necessários são um aparelho de datashow e programa Windows com softwares que trabalhe com imagem (qualquer um).

Palavras-chave:
 Ensino de Sociologia, Cidade, Exclusão, segregação e desigualdades, Movimentos sociais, Política