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ENESEB 2017
Resumo: 237-1

Oral (Tema Livre)


237-1

A dialética perversa da sociologia na sala de aula: dinâmicas da prática pedagógica e da vida de seus docentes no capitalismo contemporâneo

Autores:
Tatiana Bukowitz1
1 CPII - Colégio Pedro II

Resumo:
Como caracterizar a estrutura de trabalho de docentes de sociologia do ensino médio no Rio de Janeiro? Qual o alcance das ações pedagógicas destes docentes? Qual a interferência das estruturas de trabalho nas várias esferas de vida destes profissionais? Tais questões nortearam a investigação que culminou na tese “Sociologia como (in)disciplina escolar: desafios da prática docente” (PPFH – UERJ). Para responder estas perguntas, realizou-se pesquisa de campo de modo a caracterizar a realidade de vida destes profissionais. Empregando o materialismo histórico dialético como base epistêmica, este trabalho apresenta uma síntese analítica dos dados desta pesquisa de campo, explicitando o conteúdo objetivo e subjetivo retratado pelas narrativas dos docentes entrevistados. A leitura dos dados fornecidos pelas entrevistas fundamenta-se na perspectiva teórico-metodológica de Karel Kosik e de Mario Alighiero Manacorda, permitindo que o fenômeno estudado seja observado pelo viés marxista, trazendo à tona uma compreensão integral e dinâmica do ser humano, circunscrevendo todas as esferas da vida, e não somente o plano profissional e/ou econômico. O resultado da pesquisa indica contradições entre o potencial crítico e subversivo desta disciplina escolar e a interrelação dialética, muitas vezes danosa, existente entre as circunstâncias pedagógicas do cotidiano escolar e a deterioração das estruturas de vida privada e profissional destes docentes.

Palavras-chave:
 Ensino de Sociologia, Políticas Públicas Educacionais (Brasil), Precarização do Trabalho Docente, Educação Básica, Metodologia de Pesquisa