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ENESEB 2017
Resumo: 239-1

Oral (Tema Livre)


239-1

A Trajetória da Sociologia na Uned Nova Iguaçu do CEFET-RJ: uma análise de seus docentes

Autores:
Thiago Esteves1, Alexander Magalhães1
1 CEFET-RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica - RJ

Resumo:
O objetivo do trabalho é apresentar a trajetória da disciplina Sociologia, no âmbito da unidade descentralizada de Nova Iguaçu, que fora implantada no sistema CEFET-RJ em 2009, em decorrência da aprovação da lei nº 11.684/2008, que alterou a LDB, tornando obrigatória a disciplina Sociologia (conjuntamente com a Filosofia) obrigatória no Ensino Médio em todas as séries desta etapa escolar. Para melhor compreender como se deu tal processo na UNED Nova Iguaçu do CEFET-RJ, propomos uma periodização didática: fase de implantação (2009-2010); fase da consolidação (2011-2012); e fase de adaptação ao integrado (2013-2016). Cada etapa tem algumas características específicas, sempre com a tentativa, por parte dos docentes responsáveis de aprimoramento do trabalho. Desta forma, uma marca desta trajetória é a frequente rediscussão dos conteúdos programáticos, que foram sendo modificados mediante a reflexão de sua aplicação nas turmas bem como nos diferentes contextos institucionais, que acabam por demandar mudanças nos mesmos. O presente trabalho foi construído metodologicamente a partir da análise de documentos, relatos de alunos e ex-alunos, bem como pelo olhar retrospectivo e reflexivo dos docentes. Em termos de conclusão, apontamos para uma trajetória marcada pelo constante movimento, que, entretanto, vislumbra um futuro incerto diante do contexto educacional que se avizinha com as propostas de reformulação do Ensino Médio no Brasil pós-2016.

Palavras-chave:
 Sociologia, Escola Básica, Ensino Médio