Poster (Painel)
242-1 | Discutindo desigualdades na sala de aula – a questão etno-racial | Autores: | Lanna Ramos Silva1, Richard Vambasters1 1 UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" |
Resumo: A partir da necessidade de trabalhar o tema da desigualdade racial e étnica, visto que os Cadernos do Professor e aluno da Secretaria Estadual de Educação de SP não abrangem a temática com a devida importância, observamos uma demanda dos estudantes nas discussões sobre o tema nas atividades desenvolvidas pelo PIBID junto aos alunos dos primeiros anos do Ensino Médio de uma escola na zona da cidade de Marília. Assim, com o intuito de aprofundar as discussões na sala de aula a respeito das desigualdades sociais no Brasil, partimos de um levantamento de dados empíricos com o objetivo de detectar qual o contexto em que estudantes estão inseridos, viabilizando a conexão entre a realidade concreta e os conhecimentos sociológicos, na medida em que este último nos oferece categorias de análise e instrumental para a leitura da realidade social, submetendo os estudantes a um questionário para avaliar suas informações sobre o tema. Desta forma, através de uma discussão abrangente sobre o contexto histórico e as contribuições específicas do método sociológico, buscou-se aproximar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula do contexto social na qual os alunos estão inseridos. O método utilizado foi embasado nos trabalhos de Willis (1991), de adaptar os conhecimentos científicos à realidade sociocultural dos estudantes possibilitando maior apreensão dos conteúdos pelos alunos. Foram utilizadas pesquisas quantitativa e qualitativa para atividades realizadas na Semana da Consciência Negra. Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Racismo, Desigualdade |