Oral (Tema Livre)
244-1 | PRODUÇÃO DA PRÓPRIA EXISTÊNCIA PELO TRABALHO REFLEXO DA EDUCAÇÃO ATUAL | Autores: | Luís Fabrício de Freitas Souza1,2, Camila Maria Cunha de Souza Freitas1 1 SEDUC-CE - Secretária de Educação do Estado do Ceará, 2 IFCE - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia |
Resumo: A pesquisa que ora apresentamos é uma revisão de literatura sobre a importância do trabalho e o ensino na vida do “ser” no impacto atual no mundo do trabalho e na formação do indivíduo, dentro da perspectiva da etimologia da palavra “politecnia” e sua interpretação diante de vários contextos do ensino brasileiro na busca de sua identidade mediantes as tecnologias, objetivando uma reflexão sobre o ensino politécnico e o ensino profissionalizante na visão marxista. Compreendendo o grande impacto da industria no modelo taylorista/fordista e seu reflexo na educação, reforçando a dualidade no campo do ensino reformulando seu contexto até hoje, separada pela divisão de classes no sistema capitalista na perspectiva de adestramento para o modelo do capital. A pesquisa é embasa nas premissas de uma construção de um ensino libertador que abordam o trabalho, a cultura e a ciência, como base para a construção do homem dotado do processo de produção por inteiro, consciência humanística do equilíbrio entre as relações do trabalho manual e intelectual, com ensino público para todos, gratuito e de qualidade. Para realizar tais reflexões, o principal instrumento metodológico utilizado foi o levantamento bibliográfico, no entanto os nossos relatos de experiência enquanto professores da educação profissional e politécnica nos amparará na construção do texto. Palavras-chave: Educação Profissional, Educação Politécnica, Tecnologia |