Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 245-1

Oral (Tema Livre)


245-1

Os livros didáticos de Sociologia para EJA da rede pública estadual do Rio de Janeiro: análise preliminar sobre a elaboração destes e seus conteúdos.

Autores:
Rachel Zeitoune1
1 SEEDUC-RJ - Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, 2 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 3 UFF - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo apresentar reflexões sobre os livros didáticos (LD) de sociologia da EJA, visando compreender como seu conteúdo é desenvolvido, como foi elaborado e quem são os atores envolvidos. A pesquisa deu-se a partir da análise dos quatro LD utilizados na rede pública estadual do Rio de Janeiro, produzidos em parceira com a Cecierj, bem como a apreciação de documentos oficiais sobre EJA e as entrevistas com os autores. Como referenciais teórico-metodológicos escolhemos alguns expoentes sobre EJA (JARDILINO e ARAÚJO, 2014; SOUZA e SALES, 2011), Currículo (APPLE, 2006; BERNSTEIN, 1996) e Ensino de Sociologia (MAÇAIRA, 2017; DO DESTERRO, 2016); com isso, busco compreender como o conhecimento das Ciências Sociais, em nível acadêmico, é recontextualizado tomando a forma de uma disciplina escolar, de nível médio, para jovens e adultos. A pesquisa aponta que existem muitos consensos no que tange o conteúdo a ser apresentado na educação básica; os atores responsáveis por essa recontextualização pedagógica transitam pela escola e pela academia; notamos uma preocupação em apresentar a Sociologia fazendo uma relação imediata com aspectos do mundo do trabalho, com situações presentes na mídia, questões acerca do mundo urbano e da política; por fim, a linguagem é acessível, no entanto, é preciso verificar o quanto de capacidade de leitura e disponibilidade de tempo esses estudantes têm para dedicar aos textos presentes nos livros.

Palavras-chave:
 Livro didático, Educação de jovens e adultos (EJA), Sociologia