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ENESEB 2017
Resumo: 248-1

Oral (Tema Livre)


248-1

Os usos das redes sociais no ensino de sociologia na escola: tempo, espaço e didática

Autores:
Alessandro Emergente1, Fernando Ademar Silva2, Elias Evangelista Gomes3
1 EEDNS - Escola Estadual Dr. Napoleão Salles, 2 EESE - Escola Estadual Samuel Engel, 3 UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas

Resumo:
As limitações espaciais e temporais no ensino de sociologia na educação básica demandam uma reelaboração de estratégias didáticas e pedagógicas. Assim, este trabalho busca discutir os usos das redes sociais onlines para amplificar e pontencializar as ações da sala de aula. Trata-se de problematizar as possibilidades de diálogos e aproximações entre docentes e estudantes via tecnologias da informação. Em outros termos, busca-se conhecer os efeitos da utilização das redes sociais, enquanto instrumentos pedagógicos para além dos muros escolares, ampliando o espaço e o tempo nos processos de ensino e de aprendizagem em sociologia. Para isso, recorre-se a uma bibliografia atual que discute as mídias, os processos de socialização e as tecnologias. Analisam-se dados das experiências realizadas em escolas públicas da rede estadual de Alfenas, Sul de Minas Gerais. A inserção da sociologia na escola ainda possui uma série de tensões, dentre elas, observa-se uma baixa carga-horária semanal, o que dificulta o trabalho docente. Por outro lado, a utilização de ferramentas virtuais permite uma nova conectividade, novas formas de sociabilidade escolar. Isto é, uma situação adversa veio a contribuir para uma nova didática e novas relações entre sujeitos.

Palavras-chave:
 Redes sociais, Tecnologias da Informação, Didática, Espaço, Tempo