Oral (Tema Livre)
250-1 | A Sociologia e o Ensino Médio Privado: Desafios e Percepções diante do Enem | Autores: | LUIGE COSTA CARVALHO DE OLIVEIRA1,2 1 COL. DIDÁTICO - Colégio Didático, 2 COL. CEA - Colégio CEA |
Resumo: Este trabalho nasce da tentativa de estruturar e problematizar algumas percepções construídas ao longo dos meus anos de atuação enquanto professor de Sociologia da rede privada de Educação Básica, como contradições éticas, desafios e intercâmbio com outras áreas tendo em vista a preparação dos alunos para o Enem. Aborda, ainda, a questão das limitações do profissional no mercado em questão, diante da recorrente contradição que envolve, de um lado a valorização do nosso campo de saber pelo pragmatismo dos sistemas avaliativos do Enem; do outro, a desvalorização dos professores formados na área que perdem espaço para profissionais de outras áreas do saber e as redes de relacionamento pessoal em detrimento da formação/licenciatura específica em Ciências Sociais/Sociologia, fomentando a institucionalização de uma espécie de ‘jeitinho brasileiro’ no campo da educação privada. Busca-se, portanto, seguir um percurso interpretativo das ‘regras do jogo’ arraigadas na rede privada de ensino básico. Palavras-chave: Sociologia, Ensino Médio, Enem, Estrutura, Precarização |