Oral (Tema Livre)
252-1 | Um estudo etnográfico sobre as representações de um docente de Sociologia | Autores: | Nádia Vanessa Gonçalves da Silva1 1 UFCG - Universidade Federal de Campina Grande |
Resumo: O trabalho tem por objetivo central analisar os comportamentos dos atores sociais que compõem a Escola, partindo de teorias e conceitos da Sociologia que possam ser relacionadas às representações e interações face a face na vida cotidiana do ambiente escolar. Buscamos identificar comportamentos específicos de um docente de Sociologia numa Escola pública do interior da Paraíba. O resultado da pesquisa realizada se deu em virtude de observações em duas turmas de Sociologia, dando ênfase ao comportamento, ações e performances do docente responsável pela disciplina.
A metodologia utilizada para alcançar os resultados da pesquisa foi a observação participante, analisando os comportamentos dos alunos em sala e a relação professor aluno. Busquei compreender determinadas performances e ações na aula de Sociologia focando na ação do professor, a fim de explorar as diversas faces usadas para fins específicos individuais ao decorrer da aula, além de ser em grande parte uma pesquisa bibliográfica baseada em trabalhos científicos levando a teoria ao campo estudado.
Estamos em processo de formação para sermos docentes, vemos constantemente trabalhos sobre a situação a qual se encontra e todas as dificuldades que vem sendo colocadas a mais de cem anos, mas acompanhar face a face esse desmonte da educação e o sucateamento da qualidade do ensino de Sociologia nos coloca a tarefa de dar continuidade a luta para a consolidação de um ensino qualificado e com profissionais formados na área.
Palavras-chave: Escola, Etnografia , Sociologia |