Oral (Tema Livre)
254-1 | Política e Ciência Política no livro didático de Sociologia: teorias, temas e conceitos nos livros aprovados no PNLD 2015 | Autores: | Guilherme Fernando Schnekenberg1 1 UFPR - Universidade Federal do Paraná |
Resumo: Como recorte de uma pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a proposta deste trabalho é socializar algumas considerações sobre a presença dos conteúdos das temáticas de política e conhecimentos da Ciência Política no livro didático de Sociologia. Para isso, o trabalho realizado é uma análise dos livros aprovados no Plano Nacional do Livro Didático de 2015, com atenção especial aos recortes dados à política, entre texto e subdivisões dos livros. Tendo a análise como instrumento, a intenção é elucidar de que forma a política aparece nos livros didáticos - enquanto conceito, enquanto temática, e com que abordagem. A partir da ideia de interdisciplinaridade, presente nos documentos que orientam o ensino de Sociologia/Ciências Sociais no Ensino Médio, as temáticas poderiam ser apresentadas em forte e constante conexão/diálogo, bem como usando diferentes abordagens. Porém, a hipótese de que a presença da Ciência Política se restringe aos capítulos temáticas da política se confirma, ao mesmo tempo em que esta não é a abordagem predominante para estes temas. Nesse sentido, cabe buscar entender qual a concepção de política apresentada no livro, já que estabelece relações com aquelas escolhas. Palavras-chave: Ensino de Ciência Política, Política, Livro Didático, Currículo, Conhecimento Escolar |