Oral (Tema Livre)
257-1 | Juventude, Educação e Sexualidade: Um desafio às Ciências Sociais.
| Autores: | Paula Ivo Rajão1 1 UFF - Universidade Federal Fluminense |
Resumo: Este trabalho é o resultado do diálogo entre a teoria e situações nas quais me deparei durante o exercício das minhas funções enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e as performances que observei durante trabalho de campo realizado enquanto cursava a disciplina Prática de Pesquisa em Ciências Sociais e Educação.
Com embasamento teórico relacionado aos Debates de Gênero, Educação e Sexualidade, desejo demonstrar o contexto que a Juventude aparece na escola no exercício da sexualidade.
A metodologia utilizada é o trabalho de campo, a partir das experiências observadas em duas escolas, uma pública e uma privada, através do conceito,condição juvenil (Dayrell) procuro identificar, através das performances observadas, elementos que possam dar conta do seguinte questionamento: “ A sala de aula contribui para a Educação, quando exploramos as temáticas de gênero e diversidade?”.
Durante o trabalho de campo, procurei observar termos e falas – signos, os significados dados pelos atores (professores e/ou alunos) e analisar as dimensões que esses atos de falas podem nos levar quando pensamos em educação, juventude e sexualidade na escola.
As reflexões sobre os atos de falas, mostra que precisamos adotar posturas vigilantes, no sentido de desestabilizar a naturalização do uso de determinados termos e expressões que perpetuam com o padrão de desigualdades - de gênero e por orientação sexual,nas salas de aula. Palavras-chave: sala de aula, educação, diversidade |