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ENESEB 2017
Resumo: 258-1

Oral (Tema Livre)


258-1

Balanço de 10 anos de implementação da Sociologia no Ensino Fundamental em São Leopoldo: resistências, construções e desafios

Autores:
Eduarda Bonora kern1, Janine Rossato1, Aline Dias Possamai1
1 PMSL - Prefeitura Municipal de São Leopoldo

Resumo:
A Sociologia no Ensino Fundamental é uma experiência localizada em algumas poucas redes de ensino e instituições públicas do país. O Ensino Fundamental é uma etapa da Educação Básica e, assim como nas modalidades diferenciadas, a prática pedagógica nos Anos Finais necessita de atenção às especificidades do seu público-alvo. Em São Leopoldo a inserção da Sociologia no Ensino Fundamental iniciou em 2006 e o objetivo desse trabalho é fazer um balanço dos 10 anos da disciplina nas escolas da rede municipal. A produção dessa sistematização tem como foco explorar as práticas didáticas realizadas pelas docentes da disciplina; analisar a adaptação das escolas com a inserção da Sociologia no seu Plano Político Pedagógico (PPP), as mudanças na relação das demais disciplinas e no perfil dos alunos; do mesmo modo avaliar a construção significativa do conhecimento sociológico com os estudantes concluintes dessa etapa. O trabalho se desenvolveu através da coleta de dados em entrevistas qualitativas realizadas com as professoras da rede municipal e de questionários semi-estruturados aplicados nas turmas de 9º ano. Essa análise se faz necessária para ressaltar a relevância da disciplina no Ensino Fundamental, destacar os aprendizados da experiência em São Leopoldo, avançar e qualificar nossa própria prática docente. O balanço busca construir referência de estudos sobre a Sociologia nessa etapa, incentivando outras redes de ensino a incluir a disciplina em sua oferta curricular.

Palavras-chave:
 Ensino de Sociologia, Docência em Sociologia, Ensino Fundamental