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ENESEB 2017
Resumo: 260-1

Oral (Tema Livre)


260-1

Análise de discurso em jornais no período de reinserção da disciplina de sociologia (2000-2009)

Autores:
Roniel Sampaio Silva1
1 IFPI - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Resumo:
O presente artigo tem por objetivo realizar uma análise do discurso de dez jornais disponíveis na Hemeroteca Nacional, mais especificamente quanto ao ensino de sociologia no período de 2000 a 2009. Busca-se com isso compreender as construções discursivas que estiveram presentes nesses veículos de comunicação durante a luta pela inclusão da Sociologia no Ensino Médio. O recorte temporal dar-se pelo fato de 2000 ter sido o ano anterior à primeira rejeição da proposta de inclusão da disciplina após a aprovação da LDB e 2009 ser o ano de implantação, após sua inclusão como componente curricular obrigatório. Para operacionalizar a análise, buscou-se nesses jornais pelos seguintes termos: “Sociologia ensino médio”, “ensino sociologia” e “aula sociologia”. Para o termo “Sociologia ensino médio” foram encontrados quatorze (14) registros; para “ensino sociologia” dezoito (18) registros; para “aula sociologia” foram onze (11) termos encontrados. Os resultados indicam que ao mesmo tempo que nota-se um silêncio durante o período de luta pela inclusão da disciplina (entre 2000 e 2007), observa-se predominantemente elogios após sua inclusão. Observa-se ainda que em 2001 o termo aparece predominantemente associado a crítica ao veto presidencial da época.

Palavras-chave:
 Ensino de Sociologia, Discurso, Jornais