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ENESEB 2017
Resumo: 267-1

Oral (Tema Livre)


267-1

Ensino Médio, Labor e Sociologia: O Mundo do Trabalho nos Livros Didáticos

Autores:
Marina Cordeiro3
3 UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo:
A partir da obrigatoriedade do Ensino de Sociologia, os livros didáticos (LDs) se tornaram material didático-pedagógico fundamental. Sendo o tema trabalho incluso nos currículos e parâmetros legais, essa pesquisa objetiva analisar o modo como a sociologia do trabalho é retratada em tais materiais – considerando os aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015. Duas dimensões são foco da análise: (1) acadêmico-teórica: observando os recortes temáticos e teóricos da sociologia do trabalho apresentados; (2) didático-pedagógica: discutindo a mediação didática e possibilidades de pensamento sociológico acerca da temática, considerando a construção da narrativa e apresentação do aparato conceitual. A pesquisa parte das questões: quais os conteúdos/temas do mundo do trabalho são abordados? Quais as teorias clássicas e contemporâneas mobilizadas? Os fenômenos da sociologia do trabalho são apresentados visando promover uma perspectiva crítica sobre o tema? É feita uma história “sociológica” do trabalho ou discutidos os aparatos conceituais para reflexão efetiva sobre o mundo do trabalho? Ao analisarmos criticamente este conteúdo, objetiva-se a promoção de um debate qualificado sobre a sociologia do trabalho no ensino médio. A partir dos dados da pesquisa aponta-se que, em sua maioria, os LDs apresentam mais uma história do desenvolvimento da sociedade capitalista, do que colaboram para uma construção efetivamente sociológica sobre o tema entre os alunos da educação básica.

Palavras-chave:
 Livro Didático, Sociologia do Trabalho, Reflexão sociológica