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ENESEB 2017
Resumo: 267-2

Oral (Tema Livre)


267-2

Uso de Dados Quantitativos nas Aulas de Sociologia para EM

Autores:
Marina de Carvalho Cordeiro1
1 UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo:
A Oficina visa atrair um público de professores em formação ou em atividade, que tenham interesse em discutir o uso do recurso quantitativo nas aulas de Sociologia. Uma vez que a disciplina aborda, necessariamente, conteúdos que permitem o uso de dados quantitativos nas aulas, a oficina pretende aprofundar as discussões em torno desta possibilidade, tanto no que se refere à utilização de dados oficiais e acadêmicos disponíveis, quanto à possibilidade de geração dos próprios dados a partir da formulação de questionários. Portanto, a oficina tem por objetivos apresentar possibilidades de utilização de tais dados nas aulas de sociologia, relacionadas a diferentes conteúdos; apresentar as fontes oficiais e acadêmicas disponíveis; discutir a relação entre o uso de estatística e objetivos pedagógicos no que se refere ao desenvolvendo da capacidade de leitura e de crítica dos dados entre os alunos; apresentar possibilidades de geração de dados através da formulação de questionários fechados, tabulação e geração de dados a partir de trabalho de campo; por fim, abrir um espaço de socialização de experiências desenvolvidas por professores em sala. Epistemologicamente, a oficina discutirá a relação entre as ciências sociais e a matemática, considerando a matriz positivista do conhecimento e apontando como o uso de dados estatísticos apresenta-se no senso comum científico como uma alternativa às inseguranças sobre os vieses nas pesquisa sociológicas.

Palavras-chave:
 Dados Quantitativos, Ensino de Sociologia, Sociologia