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ENESEB 2017
Resumo: 268-1

Oral (Tema Livre)


268-1

AS EQUIPES MULTIDISCIPLINARES NO PARANÁ: DESDOBRAMENTOS A PARTIR DA LEI 10.639/03 E 11.645/08.

Autores:
Ana Paula Lopes Bogas Perez1
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina

Resumo:
O presente trabalho visa compreender como ocorrem as ações pedagógicas das equipes multidisciplinares e no que se referem à articulação dos objetivos previstos suas na Lei 10.639/0303 e 11.645/08, e se contribuem para desconstrução das discriminações raciais. Os questionamentos que permeiam esse trabalho são: as ações pedagógicas desenvolvidas pelo corpo docente nas escolas estão articuladas com os conteúdos previstos na lei 10.639/03 que visa o trabalho sobre a História e Cultura Africana e Afro-brasileira e Indígena? De que maneira as ações pedagógicas das equipes multidisciplinares contribuem para as desconstruções dos vários tipos de discriminação raciais que acabam por ser reproduzidos no espaço escolar? Desta maneira construímos um paralelo com os avanços da lei 10.639/03 e 11.645/08. Em mais de dez anos, houve uma crescente demanda para efetivação de políticas públicas educacionais, e uma série de desdobramentos direcionando as práticas de combate as discriminações raciais dentro das instituições escolares. No Paraná, a lei conta com deliberação que fundamenta seu trabalho na sala de aula, que previa o Projeto Político-Pedagógico de cada instituição de Ensino e suas disciplinas contemplem obrigatoriamente a História e Cultura Africana, Afro-brasileira, e Indígena. Ressaltando que em 2010 houve a criação das equipes multidisciplinares que através de um espaço próprio para desenvolvimento de estratégias e fortalecimento da Lei federal 10.639/03 e 11.645/08.

Palavras-chave:
 Ações pedagógicas, Equipes multidiciplinares educacionais, Lei 10.639/03 e 11.645/08