Oral (Tema Livre)
269-1 | Abordagens das intersecções de classe, etnia e orientação sexual: uma atividade educativa pela transformação social | Autores: | Ingrid Lopes1, Renan Dias Oliveira2 1 PMD - Prefeitura Municipal de Diadema, 2 FSA - Fundação Santo André |
Resumo: Proposta: A proposta desta oficina é despertar sobre as o tema intersecções entre as abordagens centradas nas clivagens de classe social, etnia e gênero nas aulas de Sociologia no Ensino Médio e suas possíveis construções transformadoras com os educandos e educandas.
Objetivos: Oferecer um espectro teórico e pedagógico para trabalho em sala de aula a partir da Sociologia das Diferenças. Além de construir coletivamente um conhecimento emancipatório de troca e expansão de saberes na própria oficina.
Justificativa: A ideia desta oficina surgiu durante o trabalho em uma escola estadual no interior de São Paulo, onde foi possível detectar que muitos professores compartilhavam uma postura preconceituosa e ativamente violenta contra alunos declarados homossexuais e que também eram negros e negras da classe trabalhadora Através das conversas nos intervalos e nos Horários de Trabalho Pedagógico Coletivos (HTPCs) um grupo de professores expressava suas posturas homofóbicas e racistas sem nenhuma restrição e, inclusive, com a conivência de outras colegas professores e da direção da escola. A oficina tem a proposta de colaborar para superar problemas como esse no ambiente escolar.
Material a Ser Utilizado: Lousa e Projetor.
Número Máximo de Participantes: 15
Palavras-chave: Classe Social, Educação, Etnia, Orientação Sexual, Transformação |