Poster (Painel)
274-1 | TRIBOS URBANAS: a antropologia ENcena na sala de aula | Autores: | Myke Silva1,1, BRUNA CRISTINE1, GUSTAVO HENRIQUE1 1 UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
Resumo: Discutir cultura e suas expressões no Ensino Médio é um desafio que perpassa pela desnaturalização e desconstrução de preconceitos e estigmas, e por isso foi o tema escolhido pelo PIBID de Ciências Sociais da Escola Estadual Jerônimo Arantes, em Uberlândia - MG, em 2016. Um questionário de perfil social dos alunos este tema surgiu como sendo um dos grandes interesses dos estudantes, e desta forma foi organizada uma atividade que se propunha não apenas a elucidação teórica dos conceitos chave para a compreensão deste assunto, mas também a reflexão, o debate sobre o cotidiano da comunidade escolar e a convivência e a tolerância entre as diversas tribos urbanas que se expressavam na escola e no bairro Taiaman. A ação primeiramente foi mediada pelos pibidianos e ministrada pela professora convidada, que abordou o conceito de cultura, tribos urbanas, propôs a quebra de alguns estereótipos negativos associados a preconceitos presentes no imaginário social em relação a alguns grupos. Na segunda parte da ação, foram realizadas algumas intervenções de convidados representantes da cultura local, como um escritor que expôs algumas considerações sobre arte e literatura e um dançarino de break dance. A inserção de grupos dessas tribos urbanas no contexto do ensino é uma valiosa ferramenta afim de aproximar essas realidades dos estudantes e mediada pelos conceitos antropológicos. Palavras-chave: antropologia, urbana, ensino, didatica |