Oral (Tema Livre)
276-1 | A Sociologia nos cursos técnicos integrados ao ensino médio em tempo integral do IFG Águas Lindas: limites e possibilidades. | Autores: | Maraisa Lessa1 1 IFG - Instituto Federal de Goiás |
Resumo: O trabalho tem como objetivo analisar os limites e as possibilidades da disciplina de Sociologia para a emancipação dos estudantes nos cursos de tecnicos integrados ao ensino médio em tempo integral, a partir da experiência do Instituto Federal de Goiás, campus Águas Lindas. Com base no materialismo histórico dialético, pretende contextualizar a disciplina no debate sobre emancipação política e emancipação humana e refletir sobre a condição de trabalho docente na Rede de Educação Profissional e Tecnológica. Embora reconheçamos que a inserção da Sociologia no currículo dos cursos técnicos amplie as possibilidades emancipatórias dos estudantes e que os docentes dos institutos federais possuem condições de trabalho melhores do que dos demais professores da educação básica, a grade curricular de tempo integral engessa as possibilidades de trabalho do professor, perpetuando nos institutos federais a mesma lógica reprodutivista e taylorista que regia as antigas escolas técnicas, de modo a dificultar o desenvolvimento de uma percepção crítica em relação ao mundo trabalho, condição fundamental para o desenvolvimento de processos emancipatórios. Palavras-chave: Sociologia, Emancipação , Educação integral |