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ENESEB 2017
Resumo: 279-1

Poster (Painel)


279-1

O NEGRO E A EXCLUSÃO EDUCACIONAL E A BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO MAIS DEMOCRÁTICA

Autores:
Daniela Almeida Lira1
1 UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA-FFC

Resumo:
O presente trabalho busca discutir o racismo brasileiro a partir do legado deixado, sobretudo, pelo processo da escravidão e sua abolição e como isso refletiu e reflete na educação em que não se valoriza as contribuições e história desse povo e não se debate formas de acabar com o racismo que está presente inclusive dentro da escola. Entender também que debater essas questões permite que tenhamos uma educação mais democrática e que permita que a cultura racista presente no país seja aos poucos combatida, sendo a sociologia um dos principais meios de discussão e compreensão desse tema pouco discutido nas salas de aula. O principal objetivo é mostrar que o racismo e a exclusão educacional que o negro sofre precisa ser combatido e discutido, sendo para isso necessário pensar formas de superação dessa estrutura excludente e desigual. Entende-se que a massa populacional negra que havia sido escravizada, com a abolição foi jogada à marginalização e isto determinou as condições em que o negro se encontra até os dias de hoje na sociedade brasileira. Esta mesma perspectiva pode servir de parâmetro para se compreender, especificamente, o quadro da educação formal brasileira e o processo de exclusão da população negra deste espaço.A metodologia utilizada foi o estudo bibliográfico onde através de leituras pertinentes ao tema como o racismo, a educação brasileira, o ensino da sociologia e o contexto histórico dos negros na sociedade brasileira nortearam a elaboração da pesquisa.

Palavras-chave:
 EDUCAÇÃO, EXCLUSÃO, ENSINO DEMOCRÁTICO, RACISMO