Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 282-1

Oral (Tema Livre)


282-1

Black Mirror: O uso de séries televisivas nas aulas de sociologia

Autores:
samara xavier1
1 UFG - Universidade Federal de Goiás

Resumo:
As séries televisivas há décadas são fenômenos de audiência nos Estados Unidos da América, nos últimos anos as mesmas tem ganhado legiões de fãs no Brasil, sendo uma grande mania, em especial, entre jovens e adolescente. Empresas como a Netflix tem investido cada vez mais no público brasileiro, lançando inclusive séries nacionais. Black Mirror é uma série de televisão Britânica de ficção científica criada por Charlie Brooker, discute temáticas relacionadas a sociedade moderna, de forma critica e satírica, analisa as relações sociais na sociedade líquida como conceituado por Bauman. Nesse sentido, o presente trabalho se propõem a discutir como as séries podem ser importantes e interessantes recursos didáticos no processo de ensino aprendizagem nas aulas de sociologia no Ensino Médio, possibilitando aos alunos e alunas apreender conceitos sociológicos de forma divertida e trazendo uma visão histórica e crítica das relações sociais na contemporaneidade.

Palavras-chave:
 Séries, Black Mirror, Sociedade Líquida