Oral (Tema Livre)
283-1 | Juventude, conflitos e construção do espaço escolar: desafios para pensar a educação em ambientes de diversidade. | Autores: | Iris Rosa1, Nalayne Pinto1 1 UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Resumo: A escola é um dos pilares institucionais da sociedade, sua tarefa é propiciar a apropriação do saber sistematizado; desenvolver as potencialidades físicas, cognitivas e afetivas; e é o caminho para a socialização e formação de cidadãos. A escola não só é a via de acesso ao conhecimento produzido histórica e socialmente, mas também onde a criança desenvolve seus valores morais, passa pela fase em que forma seu caráter e convive com a diversidade aprendendo a respeita-la.
Essa pesquisa trata das questões envolvendo conflitos e diferenças no espaço escolar. A pesquisa articulou estratégias de investigação quantitativa e qualitativa, tendo como eixo de análise a compreensão da escola como instituição voltada à formação de valores, a identificação dos conflitos que estão presentes no ambiente escolar e as formas de mediação que são utilizadas para sua administração.
Este projeto vem preencher uma lacuna importante no campo teórico e empírico da antropologia no que se refere à educação. Os temas da diversidade e da alteridade são caros à antropologia e se constituem num constante desafio ao campo pedagógico, “justamente por sua característica institucional homogeneizadora” (Gusmão, 1997), papel este que conflita cotidianamente com as características étnicas, econômicas, sociais, religiosas e de gênero em situações que acabam por limitar, e até mesmo impedir, que sejam atingidas as metas universalizantes propostas nas políticas públicas formuladas para a área da educação.
Palavras-chave: Educação, Conflito, Violências |