Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 288-1

Oral (Tema Livre)


288-1

A pedagogia Histórica Crítica dentro da escola: uma análise da utilização da teoria pedagógica pelos professores e pelo corpo escolar

Autores:
Pedro Rodrigues Alves Ferrão da Silva1, Larissa Cristina Clemente Veiga1
1 UNESP - MARÍLIA - Universidade Estadual Paulista de Marília

Resumo:
A presente análise tem como objetivo compreender de que modo a pedagogia histórico crítica, desenvolvida por Demerval Saviani, influencia no modo de atuar do professor dentro da sala, assim como ocorre reflexos dessa pedagogia no planejamento de atividades a curto e a longo prazo. Com o objetivo de analisar a partir da realidade prática, o trabalho busca desenvolver essa análise mais precisamente dentro da Escola Estadual Baltazar de Godoy Moreira e a Escola Estadual Antônio de Baptista. A análise primeiramente realizou uma abordagem teórica acerca da construção conceitual dessa pedagogia, após isso foi comparada as observações realizadas dentro das aulas de sociologia e das demais disciplinas, história e geografia, nas duas escolas. Por fim, buscou-se relacionar a abordagem didática histórico crítica com a realizada dentro do espaço, com o objetivo de analisar a relação do corpo docente e de funcionários junto aos alunos.

Palavras-chave:
 Pedagogia Histórico Crítica, Ensino Médio, Ensino