Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 289-1

Oral (Tema Livre)


289-1

Futebol e jogos eletrônicos: uma breve investigação sobre algumas possibilidades de abordagem interdisciplinar de habilidades e competências comuns aos currículos de Sociologia e Educação Física por meio dos jogos de futebol em ambientes virtuais

Autores:
Romero Jasku Bastos1
1 UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2 SEEDUC - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

Resumo:
O presente trabalho visa socializar os resultados preliminares da investigação a respeito de algumas possibilidades de abordagem interdisciplinar de competências e habilidades comuns aos currículos das disciplinas de Sociologia e Educação Física por meio de jogos de futebol em ambientes virtuais. Assim, a partir de uma análise das características e das propriedades fundamentais que constituem a “linguagem” própria de alguns dos principais e mais populares jogos de futebol em ambientes virtuais, trata-se de apresentar evidências e indícios reunidos até aqui que revelam a existência de relações entre jogos de futebol em ambientes virtuais e o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais não apenas à análise e à prática do futebol enquanto jogo sob diferentes aspectos, mas também à sua compreensão como fenômeno social e ideológico característico do atual estágio do capitalismo globalizado.

Palavras-chave:
 Futebol, Jogos Eletrônicos, Currículo, Sociologia, Educação Física