Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 292-1

Oral (Tema Livre)


292-1

Teoria Histórico-Cultural e a Burocracia Pedagógica: Os limites e possibilidades para a atuação do professor em sala de aula.

Autores:
Filipe Bellinaso1
1 UNESP - FFC - Universidade Estadual Paulista

Resumo:
O seguinte trabalho se desenvolveu na articulação de uma rica bibliografia estudada durante disciplinas do curso de licenciatura do curso de Ciências Sociais da UNESP de Marília, das teorias provenientes das reuniões dos subgrupos do Projeto PIBID/Marília de Sociologia, e da experiência da convivência dentro da escola proporcionada por tal projeto. Quando pensamos a realidade concreta da escola nos dias de hoje encontramos uma instituição em crise que não consegue ao menos cumprir suas funções básicas, onde seus sujeitos a enxergam sem sentido e significado, e a único consenso alcançado é que está não tem cumprido seu papel de educar. Ao mesmo tempo é possível notar que nas ultimas décadas ocorreu um forte avanço de uma burocracia pedagógica que cada vez mais transforma os sujeitos das escolas em meros números, fazendo com que estes percam suas individualidades e se tornem apenas reprodutores de determinados conhecimentos. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo compreender como o desenvolvimento, reforço e aumento da burocracia pedagógica dentro da escola contribuiu para perca do sentido e do significado da escola para com os seus alunos, ou seja, na perca da função social da escola. Além do mais, de quais são os caminhos que a Teoria Histórico-Crítica pode oferecer para que o profissional docente de sociologia rompa com as grades da burocracia pedagógica e caminha em direção da retomada da função social da escola, de seu sentido e de seu significado.

Palavras-chave:
 Burocracia Pedagógica, Teoria Histórico-Cultural, Trabalho Docente