Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 294-1

Oral (Tema Livre)


294-1

DIS - DINÂMICAS INTERATIVAS SENSORIAIS: conexões mediadas entre teoria e prática.

Autores:
SHIRLEI DAUDT RODRIGUES LEAL1,2, PAULO HENRIQUE ALVES DA FONSECA2, PETRA RAISSA LIMA PANTOJA2, ANA SOARES DE SOUSA1
1 SEDF - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DF, 2 UNB - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Resumo:
Esta oficina propõe dinâmicas de caráter cinestésico e visual aplicadas em aulas de Sociologia no Ensino Médio, permitindo trabalhar diversos conceitos/temas tais como: LOCALIZAÇÃO SOCIAL, APRENDIZAGEM SOCIAL, CONHECIMENTO, PADRÕES SOCIAIS, PERSPECTIVAS, RELATIVISMO, EUROCENTRISMO, FATO SOCIAL, INSTITUIÇÕES SOCIAIS, INTERNALIZAÇÃO, IDEOLOGIA, COMPETIÇÃO EXCLUDENTE, INDIVIDUALISMO, REIFICAÇÃO, RELAÇÃO INDIVÍDUO/ SOCIEDADE. O objetivo é difundir entre licenciandos(as) e professores(as) da educação básica recursos didáticos que contribuam para aulas mais agradáveis e acessíveis. No Ensino Médio, estudantes têm dificuldade de apreensão dos conceitos sociológicos básicos, um tanto abstratos. Por outro lado, têm facilidade com jogos, corporeidade e elementos visuais. Vivências que os(as) colocam como protagonistas, associadas com debates relacionados ao conteúdo sociológico, contribuem para o envolvimento nas aulas, ao estabelecer conexões mediadas entre teoria e prática. Nessa linha, trazendo recursos da Educação Física e das Artes, estas dinâmicas foram aplicadas ao longo de 20 anos. Apresentamos aqui as 7 de maior sucesso, pelas quais discentes apreendem mais a Sociologia. Os recursos materiais necessários são simples e adaptáveis: sala com quadro branco e 46 cadeiras, próxima a área verde; pincéis e apagador para quadro branco; Mapa-múndi na “Projeção de Mercator”; caixa de som pequena com entrada USB.

Palavras-chave:
 APRENDIZAGEM SOCIAL, PADRÕES SOCIAIS, CORPOREIDADE, RELAÇÃO INDIVÍDUO/ SOCIEDADE, PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS