Oral (Tema Livre)
295-1 | Educação baseada em valores e não violência: Percepções e vivências no ambiente escolar. | Autores: | Valber Oliveira1 1 UFPA - Universidade Federal do Pará |
Resumo: O presente trabalho traz os resultados da investigação teórica e empírica, em torno dos quais analisamos as relações intersubjetivas que envolvem a construção de uma cultura de paz e de não violência nas escolas públicas de Belém e de outros municípios do Estado do Pará. Os relatos dos professores corroboram para o diagnóstico da existência de situações de violência no ambiente escolar, o que pode acarretar em momentos de tristeza, solidão, medo, frustração com a profissão, etc. Porém, foi verificado empiricamente que o sentimento de esperança também esteve presente em discursos e na vivência de alguns educadores, o que levou-os a vivenciar uma educação baseada em valores. Logo, o fio condutor desta discussão será a vivência do sentimento da esperança como possibilidade de intervenção preventiva em meio à violência. Palavras-chave: Educação, Esperança, Diálogo, Educação baseada em valores, Não violência |