Oral (Tema Livre)
300-1 | UMA CRÍTICA DA SOCIOLOGIA AMBIENTAL SOBRE OS MARCOS REGULATÓRIOS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | Autores: | John Brehmer de Sousa Alves Oliveira1, José Irivaldo Alves de Oliveira Silva1 1 UFCG - Universidade Federal de Campina Grande, 2 UFCG - Universidade Federal de Campina Grande |
Resumo: O objetivo do trabalho é fazer uma análise sobre os Marcos Regulatórios do Ensino de Sociologia na Educação Básica, a fim de identificar o lugar e o tratamento dado as questões ambientais nesses documentos. Pretende-se ainda a elaboração de uma crítica sobre os mesmos, justificando a necessidade de incorporação da discussão ambiental nas aulas da disciplina via um referencial da sociologia ambiental. A metodologia empregada constitui-se das pesquisas bibliográfica e documental, servindo-se de elementos da análise de discurso, sendo utilizada uma literatura composta de autores, trabalhos e conceitos da sociologia ambiental e áreas afins (outras “disciplinas ecológicas”) como quadro teórico de verificação sobre a documentação oficial que regulamenta o ensino da disciplina na educação básica, para uma discussão crítica dos mesmos e elaboração de justificativa para a importância da adição dos problemas ambientais nos programas dessa matéria. Os documentos examinados são os PCN (e sua edição complementar, o PCN +) e as OCN. Entende-se aqui que o “problema ambiental” é palco de discussões e processos que indicam profunda transição de paradigma epistemológico e de modelo societário, sendo a sociologia ambiental importante subdisciplina à compreensão e reflexão sobre seus elementos. Entretendo, esses marcos regulatórios tratam da disciplina de forma bastante antropocêntrica e negligenciam amplamente a discussão ambiental e os fundamentos materiais das relações e fenômenos sociais. Palavras-chave: Sociologia ambiental, Questão ambiental, Marcos regulatórios |