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ENESEB 2017
Resumo: 307-1

Oral (Tema Livre)


307-1

PIBID de Ciências Sociais na UFRRJ: Formando professores de Sociologia para Educação Básica

Autores:
Emilia Fernandes de oliveira Marcondes.1, Nalayne Mendonça Pinto1
1 UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2 UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo:
Dois acontecimentos se aproximam em suas aparições, a volta da obrigatoriedade curricular da Sociologia e Filosofia no Ensino Médio (lei nº: 11.684/2008) e o nascimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Ambos movimentam os cursos de licenciatura de Ciências Sociais pelo país, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) o PIBID de Ciências Sociais existe desde 2010, um ano após o surgimento do curso na universidade. Aqui vamos utilizar dois editais do PIBID Ciências Sociais da UFRRJ, o primeiro de 2010 e o segundo de 2012, para cumprir o objetivo do presente trabalho de fazer o registro da avaliação dos coordenadores de área dos editais citados acima, para isso realizamos pequenas entrevistas com esses professores que atuaram como coordenadores de área dos projetos selecionados. Os aspectos que compõem a formação do futuro professor que é bolsista do PIBID pretendem proporcionar uma reflexão crítica do trabalho do professor, sua participação na organização e aplicação das atividades, contato com diferentes sujeitos e com ambiente escolar. Pretendemos então levantar quais resultados a participação no PIBID causou no curso de licenciatura de Ciências Sociais na UFRRJ e na formação dos discentes que participaram do PIBID. Destacamos desde já a imediata valorização da licenciatura em Ciências Sociais na UFRRJ e a contribuição na consolidação do curso na instituição.

Palavras-chave:
 PIBID, UFRRJ, Ciências Sociais, Formação de professores