Oral (Tema Livre)
308-1 | Os Testemunhos em Trânsito: memória e resistência dos professores de Sociologia | Autores: | Karlla Christine Araújo Souza1, Ana Maria Morais da Costa1 1 UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte |
Resumo: Mediante o projeto educacional em curso que propõe o tecnicismo e o pragmatismo, a especialização precoce e a anulação de pensamento crítico como princípios de formação para os jovens estudantes brasileiros, pretendemos observar o ensino de Sociologia no contexto das transformações políticas contemporâneas, realizadas com a ausência do debate científico e social sobre este projeto de educação que sub-repticiamente nega um passado tido por representante da conquista de direitos civis e sociais e o processo de inclusão da Sociologia no currículo do ensino médio após a exclusão determinada pela ditadura militar. Este trabalho busca realizar um apanhado das três últimas décadas acerca das condições do ensino de Sociologia nas escolas de nível médio da cidade de Mossoró-RN. Propõe-se a pensar não apenas o lugar da Sociologia no projeto político-educacional brasileiro, mas trazer a voz viva dos professores de Sociologia, os dilemas por estes enfrentados, suas “táticas” de sobrevivência, suas experiências de permanência nas escolas com ou sem a garantia da institucionalização da disciplina. Os resultados trazem elementos para se pensar o papel das ciências sociais em meio à realidade social em movimento, às condições colocados ao ensino e aos professores de Sociologia, os modos de invenção e resistência destes professores nos diferentes contextos históricos e políticos e nas mais variadas condições concretas através das quais se realiza o ensino da Sociologia. Palavras-chave: Memória., Sociologia., Professores., Táticas. |