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ENESEB 2017
Resumo: 309-1

Oral (Tema Livre)


309-1

Escola sem partido ou Escola sem direitos? As interferências do projeto de lei no desenvolvimento do PIBID e no ensino de Sociologia.

Autores:
Rachel Paula de Souza Machado1
1 UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo:
O presente trabalho visa discutir a inconstitucionalidade do PL Escola Sem Partido, mostrando como suas determinações são prejudiciais à formação do cidadão, ao trabalho do professor, ao ensino de sociologia, e ainda as importantíssimas atividades desenvolvidas no PIBID. Partindo de uma experiência vivida em sala de aula, onde atuei como bolsista do PIBID, quando o conteúdo midiático de determinada aula em que eu e meu grupo de trabalho preparamos, teve de ser alterado, por não se adequar ao que a coordenação pedagógica determina pra escola. Entendemos esse ato como uma censura, sem parâmetros esclarecidos para tal decisão e que interferiu na condução da aula. Este caso, levou a reflexão e pesquisa sobre o “Movimento Escola Sem Partido”, através de coleta de dados dos Projetos de Lei em andamento, do site e páginas no Facebook do movimento, bem como sua repercussão na internet, e com base em pesquisas e bibliografias que tratam do direito do professor de educar, do seu papel na escola e na sociedade. Assim, pude associar a experiência com a possível implementação e adesão do projeto nas escolas e como isso seria prejudicial para a educação em diversos âmbitos, no desenvolvimento das atividades do PIBID, mas especialmente pensando no ensino de sociologia e no prejuízo de toda comunidade envolvida com cada instituição escolar sob o regime destas leis.

Palavras-chave:
 Escola sem partido, PIBID, Educação, Inconstitucionalidade