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ENESEB 2017
Resumo: 310-1

Oral (Tema Livre)


310-1

A IMPLEMENTAÇÃO DA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO EM FORTALEZA/CE

Autores:
José Anchieta de Souza Filho1, Geovânia da Silva Toscano2
1 SEC/CE - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO CEARÁ, 2 UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA

Resumo:
Apresentamos a construção histórica do ensino de Sociologia, identificando como ocorreu a sua implementação no Ceará. Trazemos trazemos alguns dados sobre o Estado do Ceará para caracterizar a sociologia no ensino médio social e politicamente. Recorremos a Decretos, Resoluções e produções bibliográficas específicas da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC/CE). Após a leitura e análise das documentações oriundas do Conselho Estadual de Educação do Ceará e da SEDUC/CE, verificamos que a institucionalização da Sociologia no currículo do ensino médio iniciou de forma gradativa entre 2004 e 2008. A obrigatoriedade da sociologia no mapa curricular ocorreu com a Lei nº 11.684/2008, sua inclusão definitiva aconteceria a partir do ano letivo 2009 acompanhando as orientações nacionais. Como resultado destacamos: o “Material Escola Aprendente” que serviu como suporte para a construção do currículo do ensino desta disciplina. Este material foi construído com a participação dos docentes atuantes no Estado durante os seminários realizados entre 2004 e 2006 pela SEDUC/CE com envolvimento da UECE. Em nossa pesquisa constatamos que o material ainda serve de suporte entre os professores para a construção do currículo pelos docentes. Este trabalho é parte da dissertação: “A Prática Docente e o Currículo no Ensino de Sociologia em Fortaleza/Ce” defendida em 2016 no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Palavras-chave:
 Ensino de sociologia, História, Currículo , Fortaleza/Ce