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ENESEB 2017
Resumo: 310-2

Oral (Tema Livre)


310-2

SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS PARTICIPANTES DO PIBID EM CIÊNCIAS SOCIAIS NA UFPB

Autores:
GEOVÂNIA DA SILVA TOSCANO1, JISLAYNE FIDELIS FELINTO1
1 UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA

Resumo:
O foco de análise deste trabalho é o curso de Licenciatura em Ciências Sociais na UFPB criado em 2009 no contexto de expansão das Universidades Públicas, a obrigatoriedade do ensino de sociologia em 2008 e o Programa de Iniciação a Docência (PIBID) que ao longo dos seis anos, vem contribuindo na formação e permanência neste curso. Neste sentido questiona-se como se deu o acesso, a permanência e o sucesso escolar de alunos (os) ingressantes no curso de Licenciatura de Ciências Sociais na UFPB que participam do PIBID? Objetiva-se analisar o acesso, a permanência e o sucesso escolar de alunas (os) matriculadas (os) em Ciências Sociais participantes do PIBID, procurando apontar quais os elementos que justificam a continuidade e interesse no curso. A abordagem tem caráter qualitativo, apoiada em dados estatísticos que buscam traçar o perfil socioeconômico dos participantes do PIBID, as condições que os fazem prosseguir e concluir seus estudos. Como fundamentação teórica, dialogamos com: Pierre Bourdieu (1990, 1996, 2002), Basi Bernstein (1996), Jean-Claude Forkin (1995) e Bernard Lahire (1997). Espera-se que os resultados possam apontar elementos motivadores intrínsecos e extrínsecos aos sujeitos envolvidos no PIBID e suas as estratégias de formação, que corroboram para o seu sucesso escolar. O trabalho integra a pesquisa “Políticas de Educação Superior: os desafios da inclusão, acesso e permanência no contexto da expansão das Universidades Federais” (Edital Universal CNPQ/UFPB).

Palavras-chave:
 Sucesso escolar, permanência, acesso, Licenciatura em Ciências Sociais, UFPB