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ENESEB 2017
Resumo: 310-3

Oral (Tema Livre)


310-3

OS CRITÉRIOS DE ESCOLHAS DO LIVRO DIDÁTICO DE SOCIOLOGIA NA PARAIBA E NO RIO GRANDE DO NORTE: limites e desafios

Autores:
TEREZA RAQUEL GOMES BATISTA1, GEOVANIA DA SILVA TOSCANO2
1 UERN - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, 2 UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA

Resumo:
A seleção dos livros didáticos nas escolas públicas é uma ocasião de obrigatoriedade da Sociologia como componente curricular do Ensino Médio, em consequência da “Lei n.11.684/08” e, por esta razão, a disciplina foi inserida pela primeira vez no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2012. Neste trabalho objetiva-se averiguar quais os critérios de escolha dos livros didáticos de Sociologia por professores da rede pública do ensino médio Paraíba e do Rio Grande do Norte. Para tanto, tomamos como referências, para orientação teórico-metodológico, as pesquisas realizadas por Meucci (2000), Sarandy (2004), Marival Coan(2012), Meucci (2007), Bourdieu (2009), Basil Bernstein (1996). Deste último autor nos apropriamos dos conceitos de contextualização e recontextualização, fundamental para entendermos como a Sociologia tem sido recontextualizada nos livros didáticos. Esta pesquisa emprega como método a pesquisa quantitativa e qualitativa, tendo como técnica o grupo focal, a fim de reunir professores que estão lecionando a disciplina Sociologia na Paraíba e no Rio Grande do Norte para identificar quais os critérios de combinação e divergências na escolha dos livros. Concluímos que nossa proposta não se limita a julgamentos prévios, mas busca contribuir para o enriquecimento do processo de escolha do livro didático de Sociologia entre Professores na Paraíba e no Rio Grande do Norte

Palavras-chave:
 Livro didático, Ensino de sociologia, Escolha, Paraiba, Rio Grande do Norte