Poster (Painel)
311-1 | A DISCIPLINA SOCIOLOGIA NA ESCOLA: PERSPECTIVAS DOS ALUNOS PARTICIPANTES DOS MOVIMENTOS OCUPA E DESOCUPA
ESCOLAS
| Autores: | Ana Paula Serpa Correa1 1 UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Resumo: O objetivo deste trabalho é oferecer uma abordagem sobre o tema “A disciplina de Sociologia na Escola”, comparando as percepções entre alunos de duas escolas diferentes e que, fizeram parte de Movimentos sociais contrários. Aqui apresentarei algumas analises sobre o que observei durante as aulas de Sociologia nas duas escolas, e também, entrevistas feitas com os alunos, além de conversas com professores dessas escolas. Analisarei os diferentes posicionamentos, de duas instituições escolares, as duas de ensino médio público. Argumentarei sobre as características de ambas, para que consiga refletir e concluir sobre as referidas questões. Após uma pesquisa feita no semestre passado, 2015-2, que fez parte de uma disciplina optativa “Sociologia dos Movimentos Sociais”, onde tínhamos que escolher um movimento social e escrever um artigo baseado nessa pesquisa. Escolhi analisar o Movimento Ocupa Escolas, de uma instituição específica da região de Nova Iguaçu (Escola X), pois, como pesquiso os jovens dessa região, compreendi que poderia até mesmo incrementar mais informações aos meus estudos. Neste artigo, onde abordei a temática “Movimento Ocupa Escola X”, analisei o movimento de forma objetiva. Contextualizando a história do movimento Ocupa, e relacionando com a experiência dos participantes das ações coletivas, segundo os participantes, as dinâmicas promovidas pelos jovens, fortaleceram suas ideologias através das concentrações, do agrupamento organizado entre eles.
Palavras-chave: Sociologia, Escola, Movimento Ocupa, Movimento desocupa, Jovens |