Oral (Tema Livre)
312-1 | A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO. | Autores: | Leandro da Silva Boaretto1, Sueli Guadelupe de Lima Mendonça2 1 UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2 UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho |
Resumo: Os problemas e as contradições referentes às aprendizagens escolares aumentam as preocupações com as licenciaturas, seja em relação às estruturas institucionais que as encerram, seja em relação aos seus currículos e conteúdos formativos. Isto não significa atribuir ao professor e à sua formação a responsabilidade sobre o desempenho atual das redes de ensino, mas, certamente, essa questão tem ligação direta com a qualidade desta formação. A licenciatura em Ciências Sociais da UNESP de Marília, assim como as demais, enfrenta esses problemas. Internamente, o projeto Núcleo de Ensino (NE) se transformou em um laboratório permanente de formação de professores, fornecendo condições para que esta licenciatura almejasse outro parâmetro para a formação de professores, vinculado à pesquisa e a uma prática pedagógica que se efetiva nas escolas públicas. Ao incorporar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID se fortalece esta maneira de formar professores, contrapondo à forma tradicional, que ocorre por meio do estágio supervisionado. Portanto, no curso de Ciências Sociais de Marília coexistem dois modelos de formação de professores: o tradicional e aquele que ocorre por meio dos projetos do NE e PIBID. A pesquisa buscou avaliar a contribuição do PIBID à formação de professores de Sociologia para o ensino médio, por meio de um estudo de caso do PIBID/Ciências Sociais da UNESP/Marília, e assim perceber, qual é a especificidade desta formação. Palavras-chave: PIBID, Formação de professores de Socioloiga, Estágio Curricular |