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ENESEB 2017
Resumo: 313-1

Oral (Tema Livre)


313-1

"Diversos e iguais? Os direitos específicos na compreensão dos alunos de automação industrial do Instituto Federal do Rio de Janeiro de Volta Redonda, RJ".

Autores:
Raquel Giffoni1, Maria Luiza Fonseca Do Amaral1, Melissa Félix Abreu1
1 IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro, 2 IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro, 3 IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro

Resumo:
A emergência de novos sujeitos de direitos na sociedade brasileira a partir da Constituição de 1988 e do movimento democrático no Brasil como um todo engendrou um processo de reconhecimento da diversidade social e cultural e de redistribuição de direitos antes ignorados ou mesmo negados. Podemos citar o reconhecimento e a demarcação de terras indígenas e quilombolas, as cotas raciais, a lei de união estável para casais homossexuais, as legislações protetivas às mulheres, como a Lei Maria da Penha e do Feminicídio e o projeto de lei que criminaliza a homofobia. Todo esse processo, não se realiza sem protestos e inquietações de parcela da sociedade. As aulas de sociologia são espaços privilegiados para ouvir a opinião dos alunos sobre diferenças culturais e nestes momentos temos observado que muitos comentários dos alunos sobre direitos de grupos sociais específicos são eivados de senso-comum e quase sempre repletos de preconceitos. Acreditamos que uma parte desta percepção está associada à ausência de reflexão sobre o fato de que os mecanismos que engendram as injustiças culturais engendram também injustiças socioeconômicas e políticas. E na falta de compreensão da diferença fundamental que existe entre desigualdade e diversidade. Nesse sentido, acreditamos que somente estudando as percepções dos discentes poderemos traçar estratégias para proporcionar uma reflexão mais plural da sociedade e um respeito maior à cultura de direitos nas escolas técnicas.

Palavras-chave:
 Diversidade, Igualdade, Automação industrial