Poster (Painel)
314-1 | DEMOCRACIA, RACISMO, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA: REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE VIVIDA. | Autores: | GLAUCILENE FRANCISCA DA SILVA1, VANESSA PEREIRA MACHADO1 1 UFRRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO |
Resumo: O seguinte trabalho aborda a dinâmica que ocorreu no ano de 2016, no Colégio Estadual Barão de Tefé, localizado em Seropédica, RJ, a partir do tema do subprojeto PIBID - Direitos Humanos e Cidadania. Através de uma etapa de preparação na universidade, foram pensadas oficinas e metodologias que se utilizavam do lúdico para a aplicação do conteúdo. A ideia era levar ferramentas e argumentos que possibilitassem o desenvolvimento do senso crítico dos alunos, e os resultados serem vistos não em forma de uma prova escrita. O colégio, localizado em uma zona rural, tem urgência de temas específicos, que em algumas vezes são diferentes dos propostos em planejamento. Com isso, se repensa o papel do educador, no que tange a aplicação de conteúdo e em quais seriam esses, envolvendo a realidade vivida pelos alunos. Após discussões e reflexões com a turma sobre a temática da peça, “A exceção e a Regra” de Bertold Brecht, pensou-se a priori em reproduzi-la fielmente. Porém, a turma apontou o racismo, o desrespeito a direitos e a cidadania que isso provoca como mais importante. Alunos e pibidianos construíram e ensaiaram juntos, e chegando ao momento das apresentações, foi escolhida uma escola ocupada, tendo nós a possibilidade de ser no Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR). Isso ajudou na promoção de uma troca de experiências entre duas realidades diferentes de colégios e de uma reflexão sobre a conjuntura política da época no país. Palavras-chave: LÚDICO, PIBID, TEATRO |