Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 315-1

Oral (Tema Livre)


315-1

SITUAÇÃO ATUAL DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL E PARTICULAR DE EDUCAÇÃO NO MUNICIPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA

Autores:
ANTONIO CARLOS FERREIRA DE OLIVEIRA1, ZÂMIA ALINE BARROS FERREIRA2,3
1 UNINTER - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - POLO DE V. DA CONQUIS, 2 FAINOR - FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE, 3 FTC - Faculdade de Tecnologia e Ciências

Resumo:
INTRODUÇÃO: O estudo da sociologia é de suma importância para a juventude especialmente no ensino médio, trazendo uma visão e condições críticas para se construir uma sociedade mais justa e melhor. OBJETIVO GERAL: diagnóstico do estágio da sociologia no ensino médio da rede pública e particular de educação e a formação dos profissionais envolvidos. DESENVOLVIMENTO: os dados serão levantados nos Colégios da Rede Pública Estadual e Particular de Ensino Médio, durante os meses de maio a junho de 2017. METODOLOGIA: a pesquisa terá a característica descritiva, exploratória e quantitativa. Enfocará qual o perfil do docente de sociologia, idade, gênero, raça, renda, satisfação profissional, clima organização, importância da sociologia no âmbito escolar. O instrumento de pesquisa a ser utilizado será um questionário semiestruturado confeccionado pelos pesquisadores, com entrevistas presenciais. RESULTADOS ESPERADOS: espera-se conseguir um balizamento do ensino de sociologia dentro de suas finalidades na rede educacional no município CONSIDERAÇÕES FINAIS: com esse trabalho, pretende-se levantar a real situação do ensino da sociologia na educação básica em Vitória da Conquista, REFERENCIAS: LACERDA, Gustavo Biscaia de, Introdução a Sociologia Política. Intersaberes, 2016, Curitiba/PR MEDEIROS, Alexandre da Silva; SILVA, Rosimeri Aquino da, et. al. Pesquisa Social. Intersaberes, 2013, Curitiba/PR

Palavras-chave:
 Diagnóstico, Sociologia, Ensino, Vitória da Conquista