Oral (Tema Livre)
315-1 | SITUAÇÃO ATUAL DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL E PARTICULAR DE EDUCAÇÃO NO MUNICIPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA | Autores: | ANTONIO CARLOS FERREIRA DE OLIVEIRA1, ZÂMIA ALINE BARROS FERREIRA2,3 1 UNINTER - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - POLO DE V. DA CONQUIS, 2 FAINOR - FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE, 3 FTC - Faculdade de Tecnologia e Ciências |
Resumo: INTRODUÇÃO: O estudo da sociologia é de suma importância para a juventude especialmente no ensino médio, trazendo uma visão e condições críticas para se construir uma sociedade mais justa e melhor.
OBJETIVO GERAL: diagnóstico do estágio da sociologia no ensino médio da rede pública e particular de educação e a formação dos profissionais envolvidos.
DESENVOLVIMENTO: os dados serão levantados nos Colégios da Rede Pública Estadual e Particular de Ensino Médio, durante os meses de maio a junho de 2017. METODOLOGIA: a pesquisa terá a característica descritiva, exploratória e quantitativa. Enfocará qual o perfil do docente de sociologia, idade, gênero, raça, renda, satisfação profissional, clima organização, importância da sociologia no âmbito escolar. O instrumento de pesquisa a ser utilizado será um questionário semiestruturado confeccionado pelos pesquisadores, com entrevistas presenciais.
RESULTADOS ESPERADOS: espera-se conseguir um balizamento do ensino de sociologia dentro de suas finalidades na rede educacional no município
CONSIDERAÇÕES FINAIS: com esse trabalho, pretende-se levantar a real situação do ensino da sociologia na educação básica em Vitória da Conquista,
REFERENCIAS:
LACERDA, Gustavo Biscaia de, Introdução a Sociologia Política. Intersaberes, 2016, Curitiba/PR
MEDEIROS, Alexandre da Silva; SILVA, Rosimeri Aquino da, et. al. Pesquisa Social. Intersaberes, 2013, Curitiba/PR
Palavras-chave: Diagnóstico, Sociologia, Ensino, Vitória da Conquista |