Poster (Painel)
317-1 | O conteúdo de ciência política para o ensino médio : relato de experiência | Autores: | Mariana Angelo de Jesus 1 1 UNESP MARÍLIA - Faculdade de Filosofia e Ciências |
Resumo: Nos últimos tempos o país passa por uma tenebrosa fase em sua vida politica, essa turbulência provocou o desmantelamento de nossas instituições politicas criando uma enorme crise governabilidade. Preocupados com essa desinformação propagada pela mídia, que tanto influencia nossos adolescentes, nos do PIBID de Ciências Sociais da Unesp de Marília resolvemos pesar uma atividade que realmente envolvesse os alunos e que os aproximassem dos conteúdos da ciência politica. Este trabalho pretende relatar as experiencias obtidas através do dialogo estimulado por esta atividade.
Titulamos esta atividade com “Simulação do Estado de Natureza” , ela ocorreu em uma área aberta da escola, onde os alunos formaram uma roda e professor pronunciou as seguintes instruções: “imaginem que vocês habitem uma sociedade sem leis, o que vocês fariam se o número 1 matasse o número 4?”. Colocadas diante de uma série de conflitos os alunos deveriam buscar coletivamente
soluções para essas situações.
A primeira reação dos alunos foi expressar a sentença “olho por olho, dente por dente”, mas com desenrolar da atividade, perceberam que havia se instaurado um “estado de guerra”, em uma batalha de “todos contra todos”. Então chegaram em consenso: é necessário organizar um Estado. Com isso ilustramos alguns conceitos da teoria jusnaturalista e contratualista que explicam a origem da centralização e organização do Estado discutir o conceito de Estado de Natureza segundo Thomas Hobbes. Palavras-chave: o ensino de sociologia, formação de professores, teoria política |