Oral (Tema Livre)
318-1 | A PESQUISA NAS AULAS DE SOCIOLOGIA: UM RECURSO DIDÁTICO IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA E HUMANA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO | Autores: | Bruna Soares de Souza1, Genival Souza Bento Júnior2 1 UNESP - FRANCA (SP) - Universidade Estadual Paulista , 2 UFV - CAMPUS VIÇOSA - Universidade Federal de Viçosa |
Resumo: As instituições de ensino, de modo geral, tornam-se fundamentais na medida em que têm condições de contribuir para a formação de uma juventude cidadã. Para obter sucesso nesse compromisso as mesmas precisam revisitar suas práticas e/ou ações didático-pedagógicas, aprimorando-as constantemente. Desse modo, os(as) estudantes tendem a se envolver mais com a sala de aula durante o processo de ensino-aprendizagem. Partindo-se dessa perspectiva, o presente trabalho objetiva apresentar um projeto desenvolvido, desde o ano 2014, pela turma do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola da Zona da Mata mineira. O projeto “Pesquisa em Sociologia” tem apresentado resultados e impactos relevantes no sentido da contribuição para uma formação crítica e humana dos(as) estudantes envolvidos(as) em suas atividades. Além disso, a experiência com a pesquisa tem propiciado um ambiente de ensino-aprendizagem interdisciplinar, capaz de estimular nos(as) estudantes o interesse pela disciplina de Sociologia, e prepará-los(as) mais efetivamente para o sucesso nos processos de seleção de ingresso ao Ensino Superior, através do exercício crítico, reflexivo e analítico que a problematização sobre as questões sociais lhes despertam. A experiência, portanto, configura-se em exemplo de prática diferenciada para o ensino de Sociologia, apta a contribuir para as possibilidades de atuação docente. Palavras-chave: Pesquisa em Sociologia, Educação crítica, Formação humana |