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ENESEB 2017
Resumo: 319-1

Oral (Tema Livre)


319-1

A utilização do jogo lúdico cooperativo como instrumento de aprendizagem em Sociologia.

Autores:
Rodrigo Pain1
1 UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2 UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo:
O presente trabalho pretende apresentar a experiência obtida com o jogo lúdico cooperativo em sala de aula como instrumento de aprendizagem na área de Sociologia. O que motivou a desenvolver esse tipo de método de trabalho foi à dificuldade de realizar os conteúdos do segundo ano do Ensino Médio proposto pela Secretaria de Educação do estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) através do currículo mínimo com apenas um tempo de aula, ou seja, cinqüenta minutos. Eu percebia facilmente o desânimo dos alunos com a disciplina, em função da percepção que os discentes tinham do pouco tempo de encontro, e também pela complexa realidade social na comunidade que está inserida a escola.. Além disso, durante minha experiência como docente, questionava em diversas ocasiões como poderia a escola organizar atividades que despertassem o interesse e a participação dos alunos? Diante desse questionamento resolvi propor alternativas em termo de experiência didática, e a prática do jogo como instrumento de aprendizagem foi e continua sendo um grande sucesso na comunidade escolar.

Palavras-chave:
 Cooperação, Jogo lúdico, Sociologia, Desenvolvimento local, Problemas sociais